Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que rola no evento

Segunda semana do Fica começa com seção especial de cinema e diálogos ambientais

Segunda semana do Fica começa com seção especial de cinema e diálogos ambientais

Dando início a segunda semana da 23º edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), a programação desta segunda-feira (30/5)  foi recheada de novidades. Foram realizadas oficinas, rodas de conversas, mesa de debate, feira gastronômica e de artesanato, exibição de filme e muito mais. 


O Fica, que é uma realização do Governo de Goiás por meio da Secretaria do Estado de Cultura (Secult), com co-realização do Serviço Social do Comércio (Sesc) e parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), declarou oficialmente abertas as mostras competitivas de cinema. Ao todo, serão exibidos mais de 50 filmes até o dia 4 de junho. 


Para dar início às exibições audiovisuais, foi realizada uma sessão especial, no Cine Teatro São Joaquim, com o filme “Eami”. Foi a primeira vez que o filme foi exibido no Brasil e contou com a presença da cineasta Paz Encina.


Continuando com a programação audiovisual, começou nesta segunda e vai até dia 5 de junho, a programação online do Laboratório de Roteiro de Ficção, com Gildon Oliveira, e do Laboratório de Roteiro de Documentário com Marília Rocha. Teve também, no auditório da Prefeitura da cidade de Goiás, a oficina  “Possibilidades de um cinema experimental: corpo, performance e mídia” com Gustavo Silvestre.


Com organização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), foi realizada a oficina Diálogos Ambientais, onde foi discutido as políticas públicas ambientais para o Estado de Goiás. Entre os debatedores presentes, estava  a secretária de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, que enfatizou a importância da sociedade civil, junto com o poder público, construir diretrizes para uma atuação estratégica de proteção ambiental.


Uma outra iniciativa da Semad foi a mesa de debate “A questão da água na atualidade - Fórum da Água”, com a presença de Paulo Salles, Robson de Sousa Moraes, Leo Heller e Carolina Latorre e Eduardo Giavara.


A programação do Fica contou ainda com o minicurso “Língua Xavante A’uwe Uptabi”, com Adalberto Tserewebe e Celson Tserenhobabate, realizado no Câmpus Cora Coralina da UEG.


Cultura popular

Na programação cultural da 23º edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), a Roda de Capoeira e Prática de Resistência Contra o Racismo, com o Grupo Anunciando a Consciência Negra com os Meninos de Angola, fez uma belíssima apresentação ao som do berimbau e do atabaque. O palco do Mercado também recebeu um dos ícones culturais da cidade, o Congo de Vila Boa. 


Artesanato e Gastronomia 

Também começou nesta segunda (30), no Mercado Municipal, a Feira de Artesanato e Gastronomia, uma oportunidade para os turistas conhecerem os variados sabores da culinária goiana e prestigiarem os trabalhos artesanais dos artistas locais. 

A feira será realizada até dia 4 de junho, das 18h às 23h. Para quem gosta de apreciar uma boa culinária, não vai se arrepender. Tem muita comida saborosa, como pamonha, empadão, doces cristalizados e várias outras delícias da cultura do Cerrado.