Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que rola no evento

Ailton Krenak e Vincent Carelli participam  do FICA 2022

Ailton Krenak e Vincent Carelli participam do FICA 2022

Com a proposta de unir a questão ambiental com o audiovisual, o FICA deste ano traz uma série de atividades com três dias de programação, como o que vai ser realizada no próximo sábado (4/6) na Tenda Multiétnica que será instalada na Praça do Chafariz da cidade de Goiás. O local vai receber o  Diálogo Carelli-Krenak: Pontes entre a Tradição e o Futuro Com Ailton Krenak e Vincent Carelli, às 10h.

O antropólogo, indigenista e documentarista franco-brasileiro, Vincent Carelli, criador do projeto Vídeo nas Aldeias, que forma cineastas indígenas, dividirá a mesa de debates com o importante líder e ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, Ailton  Krenak. 

Carelli é Indigenista e cineasta que criou, em 1986, o Vídeo nas Aldeias, um projeto a serviço dos projetos políticos e culturais dos índios, e realizou uma série de documentários sobre os impactos deste trabalho. "A Arca dos Zo’é", seu filme mais conhecido, recebeu vários prêmios, entre eles nos Festivais de Tóquio e do Cinéma du Réel em Paris, e a trilogia "O Espírito da TV", "A Arca dos Zo’é" e "Eu já fui seu Irmão" foi exibida por uma série de televisões públicas pelo mundo e no MOMA em NY. Em 1999, Carelli recebe o Prêmio UNESCO pelo respeito à diversidade cultural e pela busca de relações de paz interétnicas, e em 2000, realiza a série "Índios no Brasil" para a TV Escola do Ministério da Educação. 

Krenak ficou conhecido pelo discurso histórico na Assembleia Constituinte, em 1987. Na ocasião, ele pintou o rosto de preto, protestando contra o retrocesso dos direitos dos povos indígenas. Além de escritor, jornalista e pesquisador, ele também é responsável pela fundação da ONG Núcleo de Cultura Indígena, da União das Nações Indígenas e do Movimento Aliança dos Povos da Floresta. O Fica ainda fará homenagem especial ao ativista, filósofo e ambientalista, Aílton Krenak.

TENDA MULTIÉTNICA

O encontro entre Carelli e Krenak será na Tenda Multiétnica e contará com a presença de  povos indígenas de diferentes etnias. Os amantes do audiovisual poderão ter a oportunidade de ouvir o documentarista que em 2009 recebeu a “Ordem do Mérito Cultural” do governo brasileiro e o seu filme “Corumbiara”, sobre o massacre de índios isolados em Rondônia, foi o grande vencedor do Festival de Gramado, e de vários festivais nacionais e internacionais. Martírio (2016) é o segundo de uma trilogia, traça o percurso histórico do genocídio Guarani Kaiowa no Mato Grosso do Sul. Em 2017, Carelli recebeu o Prêmio Prince Claus nos Países Baixos pela sua militância pelo cinema indígena. Em 2021, o filme  "Adeus, Capitão" fecha a sua trilogia.

Além das causas indígenas estarem presentes no FICA deste ano por meio das produções selecionadas e do homenageado, a Tenda Multiétnica ainda vai promover rodas de conversas, minicursos, oficinas e atividades culturais. Estarão presentes representantes dos povos indígenas Xavante, Karajá, Tapuia, Avá-Canoeiro e Guarani-Kaiowá, quilombolas das comunidades do Cedro, Kalunga, Recanto Dourado e camponeses.