Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que rola no evento

Mostras competitivas de cinema e Conferência Internacional foram os destaques da programação do Fica

Mostras competitivas de cinema e Conferência Internacional foram os destaques da programação do Fica

As exibições dos filmes selecionados para as mostras competitivas de cinema da 23º edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) começaram nesta terça (31/05). Neste primeiro dia, foram exibidas obras das mostras de Videoclipes, Washington Novaes e Cinema Goiano. 


A mostra Becos da Minha Terra, que é dedicada a cineastas residentes na cidade de Goiás, começa a ser exibida na próxima sexta-feira (03/06). Até domingo (04/06) serão exibidos mais de 50 filmes. 


Outro momento importante para os apaixonados pelo audiovisual foi a Conferência Internacional com a cineasta paraguaia Paz Encina, no Palácio Conde dos Arcos. Foi uma oportunidade de troca de diálogos e experiências, com uma profissional que é reconhecida mundialmente. Paz é diretora do filme Eami, que foi exibido na Sessão Especial e marcou a abertura das mostras competitivas de cinema do Fica 2022.


A programação contou ainda com a oficina de Roteiro de Documentário, ministrada por Rafael de Almeida, no auditório da Prefeitura da cidade de Goiás. Teve também a oficina “Pelos Becos de Goiás: um percurso turístico e poético através das poesias de Cora Coralina”, com Diego de Pinto Mendonça, Gabrielle Carvalho e Alexandre Bonafim Felizardo, na Praça do Coreto.


No Câmpus Cora Coralina foi ministrado o minicurso “Língua Xavante A’uwe Uptabi”, com Adalberto Tserewebe e Celson Tserenhobabate. Já no hall do Cine Teatro São Joaquim, teve vocalização de poesia, por Vinícius Moraes dos Santos, que apresentou “Goiás, meio século de poesia”.


Em comemoração ao mês do assistente social, o Fica  realizou uma mesa de debate sobre “Direitos Humanos, Mulheres e Trabalho”, com Aurea Satomi Fuziwara e Maria Meire de Carvalho. Teve ainda lançamento do livro “Direitos Humanos em Tempos de Barbárie'', de Renato Francisco dos Santos Paula (Org) - Curso de Serviço Social da UFG. Fechando a programação, rolou uma serenata em homenagem aos assistentes sociais com os Seresteiros de Goiás.


Meio Ambiente


Esta terça também foi o segundo dia dos eventos organizados pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Pela manhã, teve Diálogos Ambientais, que faz parte do Projeto Goiás pelo Meio Ambiente. Estavam presentes representantes de alguns municípios do Noroeste goiano, discutindo as políticas públicas ambientais para o Estado de Goiás. No período da noite, teve mesa de debate “Ciência, Saúde e Meio Ambiente”, com os debatedores Vicente Almeida e Leonardo Melgarejo, no Auditório da Universidade Estadual de Goiás (UEG).


Continuando a discussão ambiental, a Rádio Vila Boa FM e Conexão Ambiental organizaram o programa “Meio Ambiente e Saúde: efeitos e aprendizados da Pandemia”, que foi transmitido pela rádio Vila Boa na tarde desta terça-feira.


Atrações no Mercado


A feira de gastronomia e artesanato continua até dia 4 de junho, no Mercado Municipal. Tem muita comida saborosa, com ingredientes típicos do Cerrado. Também estão expostos vários trabalhos dos artistas locais.


E para encerrar a noite, quem estava curtindo a feira gastronômica e do artesanato, no Mercado Municipal, pôde acompanhar os movimentos ondulatórios da dança do ventre, com Suzane Milhomem, que apresentou “Acayu - Sentir o Cerrado”. Logo em seguida, foi a vez da MPB tomar conta do palco,  com Rute Castro e Paulo.