Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que rola no evento

Fica 2022 inova com coleta seletiva e gestão de resíduos

Fica 2022 inova com coleta seletiva e gestão de resíduos

Para contribuir com o meio ambiente e sustentabilidade da cidade de Goiás, o Festival de de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) deste ano inovou e, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e prefeitura local, apresentou, neste domingo (29/5), o  Programa de Gestão de Resíduos Recicláveis e Orgânicos. A iniciativa vai espalhar lixeiras em pontos estratégicos do município e ainda realizar a coleta seletiva do lixo durante o evento. 


O secretário de Estado da Cultura, Marcelo Carneiro, explica que o objetivo do programa é promover a conscientização dos turistas e da comunidade vilaboense quanto a importância do descarte correto dos materiais recicláveis e orgânicos. “Além, é claro, de diminuir, ou pelo menos minimizar, o impacto ambiental causado pelo festival, devido ao aumento de resíduos descartados na cidade durante o evento”, ressalta. 


O secretário de Meio Ambiente da cidade de Goiás, Lucas Clementino, destacou a importância da construção do Ecoponto da Avenida Beira Rio e que essa ação não ficará restrita ao Fica, mas ajudará o município o ano todo. “Com a retomada dos eventos culturais e ambientais na cidade, a gente teve a iniciativa de aproveitar um espaço, que antes era insalubre, e transformá-la no Ecoponto”, esclareceu o secretário, e completou dizendo que a iniciativa de Gestão de Resíduos Recicláveis e Orgânicos será permanente, em todos os eventos dentro da cidade de Goiás.


Lixo reciclado

O Ecoponto da Avenida Beira Rio será o ponto de recebimento dos descartes. No local também será feita a separação dos resíduos, que depois serão encaminhados para as cooperativas responsáveis em realizar o reaproveitamento. 


Os resíduos orgânicos serão encaminhados para o abrigo de resíduos sólidos. Já os materiais recicláveis serão encaminhados para a Recicla Tudo, cooperativa da cidade de Goiás, que nasceu da iniciativa de catadores que trabalhavam no aterro sanitário da cidade e que atualmente emprega 10 famílias que vivem apenas com a renda dos materiais reciclados. Desta forma, o projeto contribui para a preservação do meio ambiente e ainda colabora com as cooperativas locais.


Secretaria de Estado da Cultura - Governo de Goiás