Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que rola no evento

Apresentações artísticas e culturais embalaram a noite do quarto dia  do Fica 2022

Apresentações artísticas e culturais embalaram a noite do quarto dia do Fica 2022

Dando início nas programações desta sexta-feira (27), foi ministrado o último dia do curso de Líder de Turismo de Aventura. Como o foco é capacitar profissionais para atuar na região da Serra Dourada, o encerramento ocorreu no Parque Natural Municipal da Estrada Imperial. 


Visando levar mais qualificação para mercado audiovisual, o Fica promoveu a “Oficina de Roteiro - Um Instante Apenas'', com o cineasta, roteirista e produtor Robney Bruno Almeida. Segundo ele, o objetivo da oficina não era ensinar a escrever roteiros, mas despertar o interesse e abrir os horizontes desses futuros roteiristas. 


Durante todo o dia, várias atividades foram realizadas no Câmpus Cora Coralina, da UEG. Ainda na parte da manhã, foi ministrado o minicurso de “Geotecnologia aplicada à análise ambiental'', por José Carlos da Silva e Janete Silva, discutindo sobre o uso da tecnologia no controle e proteção do meio ambiente. No período da tarde, aconteceu o minicurso de “Turismo de Base Comunitária: inspirações iniciais para o empreendedorismo regional”, com Marcelo de Lima Gurgel. 


A programação contou ainda com a oficina “Mapeamentos coletivos: dos danos ao meio ambiente e à saúde até a comunidade que queremos”, ministrada por Janaína Tude Sevá. Lembrando que, no Câmpus Cora Coralina, também estão expostas duas mostras fotográficas, a “Saúde e Natureza: violências, lutas e resistência das populações tradicionais”, de Dagmar Olmo Talga, Janiel Divino de Souza, Leonardo Melgarejo, Pablo Piovano e Murilo Mendonça Oliveira, e a mostra “De longe eu venho: em terras iorubás”, de Jaqueline Talga.


Teve também a visita ao Caminho de Letras e Árvores, uma trilha natural, na Chácara Dona Sinhá. No local, foram apresentadas várias atividades de sustentabilidade, como separação para reciclagem, compostagem de resíduos orgânicos, entre outras. A programação continua hoje (28) e nos dias 2 e 3 de junho.






Museu da Memória de Goyaz


Na noite desta sexta-feira (27), ocorreu, no Cine Teatro São Joaquim, o encerramento da programação de lançamento do Museu da Memória de Goyaz, que foi criado para eternizar as memórias e os símbolos que fazem parte da antiga Vila Boa. 

Na cerimônia, o Diretor do Museu, Lázaro Ribeiro, discursou agradecendo a  Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por tornar esse projeto, que já era idealizado há anos, uma realidade.

O evento contou ainda com apresentação do Congo de Vila Boa, além da exibição do vídeo “Vila Boa em Retrospectiva”, de Lázaro Ribeiro. Encerrando, teve show de Andréa Luisa Teixeira, Elenízia da Mata, Luiz Chaffin, Marcos Jardim e algumas participações especiais. 


Apresentações culturais


Dando abertura ao primeiro final de semana do Fica 2022, a noite desta sexta-feira (27) foi embalada por diversas apresentações.Tininha Odara abriu a programação musical, com o show Mulheres do Brasil, no palco do Coreto. Logo após, foi a vez de Helena Caetana subir ao palco, com a apresentação intitulada “Com amor, Caetana”. Ao som de voz e violão, Lourany Cruz fechou as apresentações da praça.


Já no Mercado Municipal, a cantora Thainá Janaína, animou o público com seu repertório afro-brasileiro. Gabriel Lisboa foi o último artista a se apresentar, e encerrou as atrações da noite cantando algumas músicas autorais. 


Mas não parou por aí! Em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), turistas e toda comunidade vilaboense puderam participar do sarau “Oração da poesia, resistência da palavra”, no Convento do Rosário, com Ricardo Jr. de Assis, Eliezer França, Robson de Sousa Moraes, Júnior Cortês e Frei Carlinhos.